O Método Escutista

O Escutismo é uma forma de vivenciar novas experiências. As atividades são planeadas, realizadas e avaliadas com base no método do projeto e no trabalho em equipa, para que os escuteiros possam crescer nas seguintes áreas de desenvolvimento: carácter, afetiva, intelectual, física, social e espiritual.

O principal objetivo educativo é  dar  importância aos jovens, incentivando-os a sentir que fazem parte de um movimento mundial, para que possam ter uma atitude e uma consciência de cidadão global, sabendo o seu lugar no mundo, descobrindo diferentes culturas, tradições, religiões e espiritualidades e explorando dimensões educativas extras que possam ajudar no seu desenvolvimento completo.

O Método Escutista

Uma das características distintivas do Escutismo é o método escutista, uma forma original de pedagogia criada por Lord Baden-Powell of Gilwell. Este método consiste num sistema de auto-educação progressiva, que se apoia em sete elementos que se complementam e reforçam.

1 - Lei e Promessa

Através do jogo e dos valores universais, os escuteiros aprendem a respeitar as normas sociais que regem a convivência. Assim, eles desenvolvem um senso de responsabilidade e de ética pessoal, que os leva a seguir um código de conduta por vontade própria.

2 - Sistema de Patrulhas

Uma forma de preparar os jovens para os desafios do mundo atual é oferecer oportunidades de crescimento em pequenos grupos, onde eles possam interagir com os colegas e assumir responsabilidades que contribuam para o bem comum. Essa experiência pode ser muito enriquecedora para o desenvolvimento pessoal e social dos elementos, pois estimula a cooperação, a comunicação, a criatividade e a cidadania.

3 - Vida na Natureza

Aproveitar as dádivas da Natureza, cenário ideal onde os sucessos e os fracassos têm a mesma importância educativa.

4 - Mística e Simbologia

Uma forma de educar a criança/jovem é mostrar-lhe como a imaginação pode se tornar realidade, como os heróis e as lendas que ela admira serem  inspirados em pessoas reais que fizeram a diferença no mundo, como a história e a Fé que ela aprende na escola poderem ser aplicadas na sua vida para se tornar um Homem Novo. Assim, ela pode desenvolver o seu potencial criativo, ético e espiritual, e se sentir parte de uma comunidade que valoriza a diversidade e a solidariedade.

5 - Aprender Fazendo

Quando experimentamos, aprendemos melhor, pois fazemos as coisas com as nossas próprias mãos e nos divertimos. A criança/jovem fica mais curiosa e interessada quando pode participar ativamente do processo de descoberta.

6 - Sistema de Progressão Pessoal

Procurar ser cada vez mais e melhor, desafiando limites e estabelecendo novas metas a alcançar, tendo noção dos seus limites e das suas capacidades.

7 - Relação Educativa Jovem-Adulto

Uma forma de criar um vínculo forte com alguém que orienta, capacita, apoia, motiva, ensina e educa.

Os escuteiros são um movimento social que fomenta uma cultura de paz, formando os seus membros para que estes sejam agentes positivos nas suas comunidades.