Patrono e Modelos de Vida e Grandes Pioneiros

Qual o Patrono dos Pioneiros?

S. Pedro foi o Apóstolo que Cristo confiou para liderar a Igreja que estava nascendo, São Pedro é um exemplo de humildade e importância. Foi Deus quem transformou o que era fraco em forte e, mesmo com as falhas e fraquezas humanas deste Apóstolo, quis contar com ele para realizar a obra maravilhosa de edificar a Igreja de Cristo.


S. Pedro foi escolhido como Padroeiro dos Pioneiros/Marinheiros por causa da sua atitude ousada, sendo pioneiro em vários aspectos:


S. Pedro sofreu o martírio em Roma, por volta dos anos 63-67 d.C., no tempo do imperador Nero, querendo ser crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer da mesma forma que Jesus.

Que inspirados pelo exemplo de S. Pedro, pioneiro em tantas coisas, sejamos capazes de ir mais longe, aceitando e superando as nossas fragilidades e entregando-nos ao nosso compromisso de Pioneiros/Marinheiros, participando ativamente na construção das comunidades em que nos inserimos.

Modelos de Vida

Os Pioneiros/Marinheiros podem se inspirar em muitos exemplos de vida cristã, além do seu Patrono. A Igreja tem vários santos que mostram diferentes maneiras de seguir Jesus e de servir a comunidade. Eles são como faróis que iluminam o nosso caminho e nos ajudam a crescer na fé e a construir a igreja.

S. João de Brito

Um português chamado João de Brito nasceu em Lisboa no ano de 1647 e foi para a Índia como missionário jesuíta. Lá, ele se tornou o líder da comunidade de Madura e de Madrasta e tentou se integrar à cultura indiana, sem deixar de lado a sua fé cristã. Por causa da sua coragem, João de Brito enfrentou o martírio, pois a mensagem do Evangelho, que trazia valores morais e éticos diferentes, incomodou muito o rajá de Marava, que mandou cortar a sua cabeça em Oriur no dia 4 de Fevereiro de 1693.

S. Teresinha do Menino Jesus 

S. Teresa de Lisieux, também conhecida como S. Teresinha do Menino Jesus, foi uma freira carmelita francesa que viveu no século XIX. Ela nasceu em Alençon, em 1873, e morreu em Lisieux, em 1897, aos 24 anos, devido a uma doença pulmonar. Ela entrou para o mosteiro de Lisieux aos 15 anos, seguindo o exemplo de suas quatro irmãs que também eram religiosas. S. Teresinha tinha um grande amor por Deus e procurava fazer tudo com perfeição e simplicidade. Ela escreveu as suas recordações de infância e juventude no livro «História de uma Alma», que se tornou um clássico da espiritualidade cristã e revelou a sua "pequena via" de confiança e abandono em Deus. S. Teresinha é uma das santas mais queridas e veneradas da Igreja, sendo proclamada doutora da Igreja e padroeira das missões.

S. Catarina de Sena

S. Catarina foi uma santa italiana que viveu no século XIV. Ela nasceu em Sena, uma cidade da Toscana, e desde cedo mostrou um grande amor por Deus e pela Igreja. Ela não quis se casar, mas entrou para a Ordem Terceira de S. Domingos, onde se dedicou à oração e à caridade. Ela teve muitas visões e graças místicas, que a levaram a intervir nos assuntos da Igreja e a aconselhar o Papa. Ela morreu em Roma, aos 33 anos, e foi declarada «Doutora da Igreja» pela sua sabedoria e santidade.

Grandes Pioneiros

Para incentivar a coragem e a iniciativa de quem se lança na aventura de realizar sonhos, selecionamos alguns Pioneiros notáveis que, pela sua perspectiva e determinação, serão um exemplo para os Pioneiros/Marinheiros.

Padre António Vieira

Um dos mais famosos jesuítas do século XVII foi um escritor e orador português que se chamava padre Antônio Vieira. Ele veio para o Brasil como missionário e se dedicou a defender os direitos dos povos indígenas, que sofriam com a exploração e a escravização dos colonizadores. Ele também lutou pelos judeus e pelos cristãos-novos, que eram perseguidos pela Inquisição. Suas obras e seus sermões são considerados exemplos de eloquência e de coragem.

Florence Nightingale 

Ela foi uma enfermeira que marcou a história da sua profissão, ao cuidar dos soldados feridos nas guerras do século XIX e ao introduzir o método científico na prática da enfermagem. Fundou a primeira escola laica de enfermagem do mundo, onde ensinou os seus princípios de higiene, organização e compaixão pelos doentes. Foi uma mulher corajosa e inovadora, que lutou pela melhoria da saúde pública e pelo reconhecimento da enfermagem como uma profissão digna e respeitada.

Isadora Duncan

Ela foi uma revolucionária da dança, que rompeu com os padrões clássicos e criou um estilo próprio, baseado na expressão natural do corpo. Nascida nos Estados Unidos em 1877, ela viajou pelo mundo e fundou várias escolas de dança na Europa, onde ensinou sua filosofia de movimento e liberdade. Ela é a bailarina moderna por excelência, que inspirou gerações de artistas com sua arte e sua vida.

Albert Einstein 

Um dos maiores físicos da história, ele nasceu na Alemanha, mas se mudou para os Estados Unidos. Em 1921, ganhou o Nobel de Física por suas contribuições à física teórica, especialmente pela sua teoria da relatividade geral e pela sua explicação do efeito fotoelétrico, que mostrou que a luz tem propriedades de partícula e onda.

Marie e Pierre Curie

Marie e Pierre Curie foram um casal de físicos franceses que receberam o Prémio Nobel da Física em 1903 pelo seu trabalho sobre os fenómenos da radiação. Eles foram os primeiros a estudar a radioactividade e a desenvolver a sua teoria, contribuindo para o avanço da ciência nessa área.