Organização da Comunidade
A Comunidade é a secção do escutismo que reúne jovens dos 14 aos 18 anos, divididos em Equipas de Pioneiros de 4 a 8 elementos cada;
Cada Comunidade tem um Patrono local e um Patrono nacional, que é São Pedro, o apóstolo que representa a coragem e a fidelidade ao ideal escutista;
A Comunidade usa o lenço azul com borda branca, que simboliza a busca pelo infinito e pelo bem, expressa no lema "Sempre Mais Longe";
A Comunidade realiza Empreendimentos, que são projetos de serviço, aventura ou cultura, planeados e executados pelos Pioneiros com o apoio da Equipa de Animação;
A Comunidade promove a competição Inter-equipas, que estimula o espírito de grupo, o respeito pelas regras e a melhoria contínua;
A Comunidade é dirigida pela Equipa de Animação, composta pelo Chefe de Unidade, o seu Adjunto, Instrutores e Candidatos a Dirigentes;
A Comunidade tem o seu Conselho de Comunidade, que é um órgão deliberativo onde os Pioneiros participam nas decisões sobre o Empreendimento e outros assuntos da secção.
O Conselho de Guias é o "motor da unidade" e junta os Guias de Equipa, o Chefe de Unidade e o Guia da Unidade. Eles gerem a unidade e, se não houver Guia da Unidade, os Guias se revezam. Nas Unidades menores, os Sub-guias e outros animadores também podem participar. As reuniões devem ser registradas em ata.
A gestão da unidade fica por conta do Conselho de Guias, que é o seu "motor". Ele é formado pelos Guias de Equipa, pelo Chefe de Unidade e pelo Guia da Unidade. Quando não tem Guia da Unidade, os Guias se alternam na gestão. Os Sub-guias e os animadores podem entrar no Conselho nas Unidades mais pequenas. Todas as reuniões têm que ter ata.
O "motor" da unidade é o Conselho de Guias, que tem os Guias de Equipa, o Chefe de Unidade e o Guia da Unidade. Eles são os responsáveis pela unidade e, na falta do Guia da Unidade, os Guias se substituem. Nas Unidades menores, o Conselho pode incluir os Sub-guias e os animadores. As atas das reuniões são obrigatórias.
Como está organizada a Equipa?
A Equipa é um grupo de Pioneiros que partilham os mesmos ideais e projetos, e que se apoiam mutuamente no seu crescimento pessoal e coletivo.
A Equipa tem um Guia, que é o responsável por coordenar as atividades, representar a Equipa na Unidade e motivar os seus elementos.
A Equipa tem um Nome e um Patrono, que é uma figura inspiradora para os Pioneiros, seja um Santo, um Pioneiro da Humanidade ou um Herói Nacional. A Equipa deve conhecer bem a sua história e seguir o seu exemplo.
A Equipa tem uma Bandeirola e um Distintivo, que mostram a silhueta do Patrono e identificam a Equipa perante os outros.
A Equipa tem uma Divisa ou Lema, que resume a sua missão e os seus valores, e um Grito, que é uma forma de expressar a sua identidade e o seu entusiasmo.
A Equipa tem um Livro de Ouro, onde guarda as suas memórias e conquistas, e um Canto de Equipa no Abrigo, que é o seu espaço privado e acolhedor.
A Equipa tem vários cargos, que distribuem as responsabilidades e as tarefas entre os Pioneiros. Cada cargo tem uma função específica e contribui para o bom funcionamento da Equipa.
A Equipa pode ter também um Totem pessoal para cada Pioneiro, que é um símbolo da sua personalidade e das suas características.
A Equipa reúne-se regularmente no seu Canto de Equipa, para planear as suas atividades, avaliar o seu progresso, partilhar as suas experiências e fortalecer os seus laços. A reunião da Equipa é um momento de diálogo e de decisão, onde o Chefe da Unidade não interfere, a não ser que seja convidado pela Equipa.
Onde eles vivem?
No Abrigo, deve haver lugar para:
Em vez de decorar os cantos com os Patronos, pode-se usar outros símbolos que representem a identidade e os valores de cada equipa/equipagem, como bandeiras, escudos, lemas, etc.
O espaço exclusivo para a chefia pode ser organizado de forma a facilitar o acesso aos materiais e documentos necessários para a animação da unidade, como fichas de progresso, planos de atividades, livros de especialidades, etc. Pode-se também personalizar o espaço com fotos, cartazes, diplomas, etc.
O oratório pode ser um lugar onde se possa rezar, meditar e refletir sobre a vida e a fé. Pode-se decorar o oratório com imagens sagradas, velas, flores, bíblias, etc. Pode-se também criar um ambiente acolhedor e tranquilo com música, iluminação, almofadas, etc.
O espaço comum para reuniões do Conselho da Unidade e de Guias/Mestres, e de Equipa de Animação pode ser um lugar onde se possa dialogar, partilhar e decidir sobre os assuntos da unidade. Pode-se equipar o espaço com uma mesa, cadeiras, quadro, papel, canetas, etc. Pode-se também criar um clima de confiança e respeito com regras de convivência, dinâmicas de grupo, feedbacks, etc.
Retirado de: Pioneiros (escutismo.pt)