Sistema de Progresso
O objetivo do progresso pessoal é auxiliar o Explorador/Moço a se envolver consciente e ativamente em seu próprio desenvolvimento. Dessa forma, eles aprendem a se comprometer com seu crescimento e, consequentemente, com sua educação.
Para alcançar isso, busca-se que cada adolescente, por meio do sistema de progresso, atinja os objetivos educacionais da 2ª secção (Expedição/Flotilha), adquirindo conhecimentos, habilidades e atitudes (CCA). Assim, seu percurso de desenvolvimento é direcionado de forma individual, sem impor caminhos pré-determinados, oferecendo uma oportunidade de aprofundamento em suas habilidades, valorização pessoal e descoberta vocacional.
Essa abordagem se torna um excelente auxílio para ajudar cada adolescente a alcançar todo o seu potencial, incentivando-os a serem e fazerem cada vez mais e melhor.
O sistema de progresso visa o desenvolvimento integral e harmonioso do Explorador/Moço em todas as dimensões de sua identidade individual e pessoal. Essas dimensões incluem o físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social, também conhecidas como FACEIS. São aspectos considerados fundamentais para a identidade pessoal de cada Explorador/Moço, nos quais cada um deve progredir para atingir seu máximo potencial.
Quais São?
Apelo, Aliança, Rumo e Descoberta são as etapas que compõem o progresso da 2ª secção
Apelo
Apelo à força da vida, solidariedade, vontade, educação e entreajuda - um chamado que vem de cima, do alto.
Aliança - 1ª
O nó de escota transcende sua simplicidade. É um nó que une duas partes distintas em sua essência, buscando estabilidade na união.
Rumo - 2ª
O rumo de um escuteiro é o caminho do bem. Possui uma direção e, mais do que isso, um propósito. Tem um rumo definido, que permite avançar sem medo, mas com cautela, encarando o horizonte de frente.
Descoberta - 3ª
Descobrir o caminho a seguir nem sempre é fácil. Requer maturidade, dedicação e perseverança. Também envolve uma reflexão interior sobre como Ele está sempre presente em nossa vida, pois essa é, sem dúvida, a nossa maior descoberta.
Retirado de: Exploradores (escutismo.pt)