História do CNE

O CNE (Corpo Nacional de Escutas) é a maior associação de escutismo católico em Portugal, fundada em 1923 pelo padre Alexandre de Magalhães, que se inspirou no método pedagógico criado por Baden-Powell. O CNE tem como missão educar os jovens para serem cidadãos responsáveis, solidários e comprometidos com os valores cristãos, através de atividades ao ar livre, de serviço à comunidade e de formação espiritual. O CNE tem cerca de 72 mil membros, distribuídos por mais de 1000 agrupamentos em todo o país, desde o continente às ilhas, passando pelas comunidades portuguesas no estrangeiro. O CNE faz parte da Federação Escutista de Portugal e da Organização Mundial do Movimento Escutista, que reúne mais de 50 milhões de escuteiros em todo o mundo. 

O Escutismo Católico Português é representado pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), que existe desde 27 de maio de 1923 e é a maior organização juvenil do país, com mais de 72 mil Escuteiros em mais de 1030 Agrupamentos, espalhados por todo o território nacional.

O objetivo do CNE é educar crianças e jovens de ambos os sexos para serem cidadãos ativos, seguindo o Evangelho de Jesus Cristo e a doutrina da Igreja Católica Romana, que a associação segue, professa e divulga.

O CNE tem um programa educativo baseado nos desafios da atualidade e nos fins e princípios do método escutista criado por Baden-Powell – Fundador do Escutismo – que faz parte da Organização Mundial do Movimento Escutista.

O CNE é uma entidade de Utilidade Pública reconhecida pelo Governo, desde 1983. É um movimento da Igreja Católica, que assume, proclama e defende a sua fé e doutrina, estando ligado a ela pela Carta Católica do Escutismo. É uma associação sem fins-lucrativos, não-partidária, não-governamental e de reconhecida utilidade pública.

A Fé é uma marca distintiva do Escutismo do CNE, que se expressa naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus membros, pelo testemunho da vida em comunhão eclesial.

O CNE está presente em cerca de 1.030 agrupamentos locais em todos os municípios do continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, contando com uma rede de animação e coordenação territorial apoiada em cerca de 50 estruturas de núcleo e regionais, tendo como órgão nacional a Junta Central, que garante a gestão e a implementação das políticas gerais e específicas do CNE.

Retirado de: escutismo.pt