Mistica e Simbologia
Mística
A Mística proposta para Pioneiros/Marinheiros é a seguinte: A Igreja em Missão.
Partindo do princípio de que o Criador nos deu dons e talentos para colaborar com o seu plano de amor para toda a Humanidade, e sabendo que a nossa participação nesse plano nasce da Aliança que Deus estabeleceu com os Homens, o Pioneiro/Marinheiro é convidado a aprofundar a fé que vive, e a renovar o compromisso do seu batismo, pelo qual se uniu a Cristo.
O Pioneiro/Marinheiro percebe que ser discípulo de Cristo implica ser testemunha da Nova Humanidade. Percebe também que faz parte de uma família maior e que, respeitando a sua singularidade, ele é membro da Igreja, Corpo Místico de Cristo.
Talvez, o primeiro passo seja valorizar a comunidade, numa escala mais pequena, ou seja, na equipa/equipagem. Depois desse passo, virá a abertura aos outros e, num nível mais maduro, a consciência de que cada batizado é membro vivo da Igreja e que, por isso, tem uma missão específica e indispensável na Comunidade Cristã. É bom lembrar que a Mística representa um ideal a atingir no final da etapa pela terceira Secção.
Esta Mística desafia o Pioneiro/Marinheiro a usar os seus dons para o bem da Comunidade e a assumir o papel de ser missionário da comunhão. Tem, assim, um sentido profundamente eclesial.
Imaginário
O que define um Pioneiro/Marinheiro?
É alguém que, após explorar o mundo à sua volta, sente uma vontade de criar algo novo, de transformar, de inventar, que o faz libertar-se do que acha desnecessário para se dedicar à realização do seu projeto, das suas aspirações.
Simbologia
Rosa dos Ventos
A terceira Secção tem como símbolo a Rosa dos Ventos, que representa a orientação, a sabedoria e a responsabilidade nas escolhas que o Pioneiro/Marinheiro faz na sua vida. Ele é um agente de mudança, que junta as suas vontades, os seus desejos e a sua disponibilidade para arriscar e transformar o mundo. O Pioneiro/Marinheiro é alguém que sabe o que quer e como quer dos outros.
Gota de Água
A Gota de Água é um símbolo da pureza, pois representa o jovem que tem uma visão clara e honesta da vida. Ele não se deixa corromper pelas mentiras ou pelas ilusões, mas busca a verdade em si mesmo e nos outros. Ele é uma fonte de inspiração e de nutrição para aqueles que o acompanham, pois partilha os seus sonhos e as suas esperanças. Ele não se isola, mas integra-se num grupo, onde contribui com a sua energia e a sua criatividade. Ele é como uma gota de água, que se junta a outras para formar um rio caudaloso e poderoso.
Machada
O Símbolo da construção de um mundo novo e da ação é uma expressão do potencial do Pioneiro/Marinheiro, que possui habilidades, energia transformadora e capacidade de realizar seus objetivos. Ele mostra o resultado final da combinação do que quer com o que sabe, deixando uma marca positiva na sociedade.
Ichtus
O símbolo do peixe representa a fé cristã e a identidade dos seguidores de Jesus Cristo. A palavra «peixe», em grego, é icthus. Este sinal foi usado pelos cristãos primitivos que sofriam perseguição como uma forma de ensinar e comunicar a sua crença. Cada letra de icthus corresponde ao início de uma frase: «Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador» (Iesus Christos Theou Uios Soter).
Rosa dos Ventos
Gota de Água
Machada
Ichtus
Retirado de: Pioneiros (escutismo.pt)