As Máximas do Lobito
Na Alcateia, o Lobito aprende a viver de acordo com a sua Lei, que tem regras simples e importantes. Mas ele também precisa de outras dicas para se relacionar bem consigo mesmo e com os outros. Por isso, existem as Máximas!
As Máximas dos Lobitos são:
O Lobito pensa primeiro no seu semelhante
Quando lê o Livro da Selva, o Lobito fica fascinado com as aventuras de Máugli e com a forma como os animais da selva se ajudam uns aos outros. Esta Máxima ensina-lhe o segundo artigo da Lei, que o desafia a ser generoso e a pensar nos outros antes de si mesmo. O Lobito deve estar sempre pronto a colaborar com os que precisam, mas também a aceitar a colaboração dos outros quando ele precisa. Esta ajuda pode ser simples ou complexa, como emprestar uma coisa, dar o lugar, fazer uma tarefa difícil, etc.
O Lobito sabe ver e ouvir
A selva é um lugar cheio de magia, onde Máugli e o Lobito descobrem as maravilhas da natureza. Eles gostam de se deitar na relva, fechar os olhos e imaginar outras aventuras. Ver e ouvir são habilidades importantes para aprender e conhecer o mundo que os cerca. E o Lobito deve ver e ouvir, não só para obedecer aos mais velhos, mas também para se sentir parte da selva. Além disso, ver e ouvir são essenciais para se proteger de perigos e distrações. Assim, o Lobito aprende a observar o seu ambiente, compreendendo-o melhor.
O Lobito é asseado
Máugli aprendeu a diferença entre o "povo sem lei", os Banderlougues, e o "povo livre", os lobos. Ele ficou chocado com a falta de organização, limpeza e respeito que reinava nas "moradas frias". Por isso, esta Máxima ensina ao Lobito a importância de cuidar da sua higiene pessoal: lavar o rosto, aparar e limpar as unhas, usar roupa limpa, etc. Mas não é só isso: ele também deve manter em ordem e limpar tudo o que faz parte da vida na Alcateia: o seu covil, a sua tenda, etc.
O Lobito é verdadeiro
Máugli contou a Balu como foi parar nas mãos dos Banderlougues, por causa da sua vontade de saber mais e de não ouvir os mais velhos. O Lobito pode aprender com ele a ser sempre sincero, ou seja, a dizer o que sente e o que pensa com verdade. Assim, ele ganha a confiança dos outros, mas também sabe que tem de responder pelas suas ações e aceitar o que elas causam.
O Lobito é alegre
A felicidade faz com que cada um de nós seja mais alegre e veja a vida com bom humor. De fato, sorrir, dançar e se divertir, são receitas para uma vida cheia de esperança, que não se deixa abalar pelos problemas. Uma Alcateia feliz, é um lugar onde se aprende o valor da felicidade e a importância de nos esforçarmos por ver a vida com positividade.
Retirado de: Lobitos (escutismo.pt)