Caracol
O código Caracol é um intrigante método de codificação e decodificação que requer uma chave, representada por um número, para seu correto funcionamento. Essa chave determina a altura e a largura da tabela a ser utilizada no processo. Tanto para codificar quanto para descodificar, é essencial possuir a mesma chave.
Para exemplificar o funcionamento do Caracol, consideremos o Caracol 6. Suponhamos que desejamos codificar a mensagem: "SEGREDO REVELADO NA LUA CHEIA SOB O LAGO VIO". Consideremos o Caracol 6 para codificar essa mensagem. Verifiquemos se o número de letras na mensagem (36 letras) é igual ao quadrado da chave (36), pois a mensagem cabe perfeitamente nessa tabela.
A mensagem "SEGREDO REVELADO NA LUA CHEIA SOB O LAGO VIO" é então organizada em caracol, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, na tabela de 6x6, preenchendo os espaços restantes com letras aleatórias:
A mensagem codificada é obtida ao ler as letras normalmente na horizontal:
SAULANECGALOGHOOODREVIBAEIASOLDOREVE
Para decodificar a mensagem, primeiro contamos quantas letras estão presentes na mensagem codificada. Neste caso, temos 36 letras. Em seguida, encontramos a raiz quadrada desse número, o que nos dá a largura da tabela. Aqui, a raiz quadrada de 36 é 6, o que significa que a tabela será novamente de 6x6.
A partir dessa informação, dispomos as letras na tabela da mesma forma que foi feito na codificação e, em seguida, lemos em caracol para obter a mensagem original.
O Caracol também permite começar o processo de codificação a partir de outro canto da tabela, o que oferece possibilidades adicionais para tornar a codificação mais desafiadora e diversificada.