Código +3

 O código +3  que avança cada letra do alfabeto em 3 posições à frente é uma forma simples e divertida de proteger mensagens de forma rápida. Para isso, podemos utilizar uma tabela de substituição que representa a correspondência das letras após o avanço de 3 posições.


Vejamos a tabela de substituição:

Por exemplo, para codificar a palavra "ESCUTA", basta olhar a tabela e substituir cada letra pela letra que está três posições à frente. Assim, "E" se torna "H", "S" se torna "V", "C" se torna "F", "U" se torna "X", "T" se torna "W" e "A" se torna "D". Portanto, a palavra "ESCUTA" codificada é "HVFXWD".


Essa forma de codificação é conhecida como cifra de César ou Código +3, uma das mais simples e antigas técnicas de criptografia. Além do avanço de 3 posições, como exemplificado, é possível utilizar diferentes valores para avançar (como +2, +5, -3, -4, etc.), o que proporciona inúmeras variações na cifra.


Embora seja uma técnica básica, a cifra de César pode ser um desafio interessante, principalmente quando a chave utilizada é desconhecida.