Código Braille Falso

O Código Braille Falso é uma forma engenhosa de codificar e decodificar mensagens usando um conjunto de pontos dispostos em 3 linhas. Para tal, as letras do alfabeto são distribuídas em três quadrados, cada um com nove letras organizadas em 3 linhas e 3 colunas. Essa distribuição é crucial tanto para a codificação quanto para a decodificação de mensagens. Cada letra é representada por um conjunto de pontos em três linhas.


Aqui está a distribuição das letras do alfabeto em cada quadrado:

Na primeira linha do conjunto de pontos, o número de pontos corresponde ao número do quadrado em que está localizada a letra. Na segunda linha, corresponde ao número da linha onde a letra está localizada nesse quadrado. E na terceira linha, corresponde ao número da coluna.


Para codificar uma mensagem usando o Código Braille Falso, localizamos cada letra na tabela e substituímos pelo conjunto de pontos correspondente. Da mesma forma, para decodificar uma mensagem, identificamos o conjunto de pontos em cada conjunto de 3 linhas e procuramos a letra correspondente na tabela.


Por exemplo, se quisermos codificar a palavra "BRAILLE", a letra "B" estará no Quadrado 1, linha 1, coluna 2, e seu conjunto de pontos será representado por:



A letra "N" estará no Quadrado 2, linha 2, coluna 2, e seu conjunto de pontos será representado por:



Esse Código Braille Falso oferece uma abordagem criativa e desafiadora para a codificação e decodificação de mensagens. É uma maneira empolgante de explorar novos métodos de comunicação e testar nossa habilidade de encontrar padrões nos pontos que compõem as letras. Assim, podemos desfrutar de uma jornada divertida de aprendizado enquanto criamos e deciframos mensagens secretas com um toque braille fictício!